10/02/2013

Séries da moda: ler ou não ler, eis a questão








Quem me conhece sabe que adoro Séries de livros. Já li e resenhei várias e estou  sempre procurando outras. Mas há algumas Séries novas de sucesso em vendas que ainda não me conquistaram e não me chamaram atenção. Então, fico pensando se devo forçar uma leitura para entender o motivo do sucesso destes livros e manter meu blog atualizado ou continuar a me sentir uma E.T. e recusar a ler algo que não me despertou interesse algum?


Ler ou não ler, eis a questão.



Esperto foi quem inventou os livros em Série. Os leitores ficam loucos para conhecerem a continuação da história, que está distribuída em livros sequencias, enquanto as editoras e produtoras de filmes comemoram a rentabilidade com a fidelidade do público leitor.

Após comprovada esta realidade com best sellers como O Senhor dos anéis, Harry Potter, As crônicas de Nárnia, Crepúsculo e etc, tem surgido frequentemente novas Séries prometendo cultivar grande público leitor. As livrarias as colocam à frente das vendas, é claro. As pessoas compram, algumas gostam e postam resenhas, outras ficam sabendo e ... logo as Séries viram moda. Se tiverem algo diferente então, fantástico, hot ou sei lá mais o quê, viram febre. 


Mas a verdade é que mesmo que vendam muito, que tenham muitos fãs, nunca agradarão a todos. Para mim, muitas das delas não merecem o sucesso que estão tendo.

Nos últimos dias abandonei a leitura de dois livros de  Séries famosas (que prefiro não citar os nomes. Enquanto lia o primeiro cheguei a conclusão que é um tipo de livro que não me acrescenta nada de positivo, preferia ler algo mais significativo para minha vida. O segundo não consegui passar do segundo capítulo por achar a narração muito massante e engessada.  Sei que muita gente gosta de ambos, mas não curti.

Tenho pouco tempo disponível para leitura, então prefiro aproveitá-lo com livros que me divertem ou acrescente algo de positivo em minha vida.  Sei que há muitos livros bons por aí, inclusive nacionais, então, porque ler livros só porque estão na moda?

Fonte da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/

3 comentários:

  1. Eu nunca me guio pelas séries que estão na moda. Mesmo quando li Cidade dos Ossos, um dos romances sobrenaturais que se destaca há algum tempo, eu aguardei um longo período, começando desde o seu lançamento, na época dos romances a la Crepusculo, para saber se era ou não uma boa série.
    Eu simplesmente vou até o livro quando ele me interessa. Até agora não li o Martin, mas estou a fazê-lo. Apenas quando o filme ganha versão para o cinema, sinto que preciso ler antes de ver o filme, ou senão a coisa fica estranha quando for ler depois, rsrs.
    Abraços.
    http://golenerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando

      Acabei descobrindo que ler um livro depois de ver o filme realmente é estranho, para não dizer chato. Tenho lido as Crônicas de Nárnia e não estou achando graça em ficar lembrando as cenas do filme a todo momento. É muito melhor ler antes.
      Também não li Martin, pois ainda não me despertou interesse, embora já tenha despertado curiosidade.
      Obrigada pela visita.
      Volte sempre!

      Excluir
  2. Concordo com você. Ás vezes fico com essa dúvida, se devo ou não ler os livros que estão na moda, para manter o blog atualizado. Tem tanta coisa boa que quero ler e que não está na moda. Penso que temos que priorizar aquilo que nos agrada e nos faz bem.

    Bjos
    entrereaiseutopias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comentários são bem-vindos!
Deixe sua opinião sobre o assunto, sugestão, elogio ou crítica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...