09/03/2013

Como cuidar da educação financeira infantil


São tantos investimentos feitos na educação de uma criança que nem sempre é possível lembrar que a educação financeira também deve começar desde pequenos para que conheçam o significado das principais palavras que envolvem o mundo das finanças, como empréstimo, gastos, despesas, ganhos, consórcios, financiamentos e tantos outros.

Mas como fazer com que as crianças, tão pequenas ainda, possam começar a aprender estes significados que até mesmo alguns adultos ainda não sabem? Bem, na verdade, os adultos de hoje que não conseguem ter uma boa educação financeira não tiveram o privilégio de aprender desde pequenos, mas se você pode ensinar seu filho ou seus alunos agora e proporcionar este benefício a ele, melhor ainda, pois estará ajudando uma criança a conhecer o mundo das finanças.

Lógico que a tarefa não é nada fácil, mas também não é impossível. O que importa é mostrar alguns exemplos no dia a dia e fazer com que a criança se interesse. Por que não começar então usando livros infantis?

Livros como Quero ser Rico e Zequinha e a porquinha Poupança podem ajudar a criança a entender os primeiros ensinamentos sobre educação financeira de forma divertida e na linguagem em que vão entender.

Claro que não basta apenas presenteá-los com livros que tratem da educação financeira infantil se no dia a dia as coisas acontecem de forma diferente. Mas como fazer então?

Crie hábitos financeiros saudáveis

Comece por mostrar às crianças como podem guardar dinheiro através de moedas ou notas baixas e como poderão utilizá-lo a fim de alcançar um objetivo, mesmo que seja ele comprar um doce na padaria ou ir ao cinema. Induza esta atitude e faça com que a criança realmente gaste o seu dinheiro e possa se sentir feliz com isso.

Levar os pequenos ao supermercado e ensiná-los a fazer comparações de preços para sempre escolher o produto que esteja mais barato ao gosto deles. Mostre que podem comprar até dois produtos de um ao invés de um do outro para que ele cresça com esta consciência de que deverá sempre pesquisar antes de comprar.

Caso tenham uma mesada, nunca dê além daquilo que é combinado ao mês e mostre como devem administrar este dinheiro como se fosse um salário mensal, onde não há chance de ganhar mais e deverá fazer o que quiser o mês inteiro somente com aquele dinheiro.

Lógico que nada que é feito separadamente poderá deixar seu filho educado financeiramente, mas unindo pequenas atitudes que parecem tão sem nexo verá que a criança crescerá com um pensamento totalmente diferente.

Ah, não se esqueça também de que para ensinar é preciso dar o exemplo, então mostre ao pequeno que você também economiza e sabe quando fazer um empréstimo ou investir de forma correta. Um bom professor forma bons alunos.

Artigo enviado por Guilherme da Luz, editor do site Emprestimo.org



Um comentário:

  1. Querida amiga

    É assumindo
    a responsabilidade
    de tornar nossos filhos
    pessoas felizes,
    que fazem palavras assim
    se tornarem sábias.

    Que haja em ti sempre
    um sorriso,
    para enfeitar de beleza a vida.

    ResponderExcluir

Comentários são bem-vindos!
Deixe sua opinião sobre o assunto, sugestão, elogio ou crítica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...