25/05/2013

Leituras sobre saúde: informação é uma aliada no combate a doenças


Todos nós sabemos que a leitura faz bem. É bom para o aprendizado, para a imaginação, para a escrita e para o espírito. É verdade também que cada leitor tem suas preferências: uns gostam de ler histórias, outros gostam de notícias e assim por diante. Mas você gosta ou conhece alguém que se interesse em ler sobre saúde?
Leituras sobre saúde podem ser bem instrutivas e ajudar muito no dia-a-dia. Não necessariamente precisamos ler sobre doenças, mas sim como evita-las e o que faz bem para a saúde. Podemos prevenir um resfriado, saber mais sobre alimentação e conhecer melhor como funcionam nosso corpo e nossa mente.



Uma das leituras mais usuais sobre a saúde são os livros que falam sobre tratamentos naturais e terapias alternativas para prevenir doenças ou trata-las. Há uma infinidade de livros sobre plantas medicinais, terapias holísticas e alternativas. Também encontramos muitos títulos sobre a prática de esportes e atividades físicas e sua contribuição para a saúde.
Os livros sobre saúde não necessariamente são direcionados somente a aos médicos e profissionais de saúde. Há muitos autores de credibilidade que falam de saúde e tratamentos em uma linguagem bem fácil e compreensível.
A leitura também pode ajudar muito as mães em todas as fases do crescimento de seus filhos. Além da saúde física das crianças, as mães também podem optar por assuntos que cuidem da saúde psicológica das crianças e livros que possam ajuda-las no fortalecimento da sua relação com seus filhos.
Nos dias de hoje, ainda há o advento da internet, que nos proporciona muitas outras possibilidades de leitura nesse campo. Além das páginas sobre saúde dos grandes portais, há diversos blogs e sites sérios e confiáveis sobre saúde que podemos consultar quando temos uma dúvida de como tratar uma ferida ou prevenir uma gripe. Podemos usar a internet para fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre uma terapia específica. Mas ao usá-la, tenha certeza de que a fonte de informação é extremamente confiável.
Saber sobre saúde pode ser fundamental em uma emergência. Somente conhecendo melhor nossa saúde, nosso corpo e os sintomas de doenças podemos procurar ajuda médica ou ajudar alguém próximo se houver algum problema inesperado.
Livros sobre saúde também podem ajudar aqueles que têm alguma doença séria, assim como a seus familiares durante o tratamento. Afinal, a informação é muito importante para que tanto os pacientes como seus familiares possam lidar com algum tipo de condição ou impedimento que complicam seu dia-a-dia.

Ler sobre saúde é importante. Não é por menos que existe a Biblioterapia, que desde a época da Segunda Guerra Mundial auxiliava, e há quem diga que curava, distúrbios psiquiátricos e até hoje é a escolha de tratamento de muitos profissionais para seus pacientes.
Ler não tem contraindicação e ler sobre saúde faz bem.  Por isso, pense na possibilidade de experimentar esse tipo de leitura na próxima vez que escolher um livro para ler. Além de instrutivo, você ainda vai estar cuidando da própria saúde!


Artigo enviado por Guilherme da Luz, editor do site Plano de Saúde




2 comentários:

  1. Querida amiga

    O conhecimento
    é a porta de entrada
    do cuidado com a vida.

    A vida é feita
    dos sonhos que nos habitam.

    ResponderExcluir
  2. Olá Multiplicadora, felicidades para toda sua casa!

    Dia 05/07 estamos completando um ano de atividades. Vou confessar que não é nada fácil ter que organizar todas as postagens constantemente, atender inúmeros pedidos em off, porém fazemos com muito carinho e procuramos fazer o nosso melhor da forma que é possível para nós, em virtude de tempo e cansado do trabalho.

    No momento estamos de férias do trabalho e, para aproveitar esse tempo extra (as férias) queremos pedir a você em especial que convide outros educadores para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. Assim nossa festa no dia 05/07 será ainda mais abrilhantada. Vamos alargar nossas fronteiras! Todos pela Educação!

    DIVULGUE PARA SEUS AMIGOS PROFESSORES o EDUCADORES MULTIPLICADORES.

    A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Por de falta de tempo, pedimos desculpas pela demora em lhe visitar.
    .
    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve. Agradecemos sua compreensão!

    Atenciosamente,

    IRIVAN

    ResponderExcluir

Comentários são bem-vindos!
Deixe sua opinião sobre o assunto, sugestão, elogio ou crítica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...